REDA O FINAL PRONTO
RESUMO: Este artigo tece informações a respeito da ligação entre ciência e direito e ideologia e direito. Aborda primeiramente o conceito de ciência e sua aplicação para posteriormente tratar-se da sua relação com o direito e da relação desse com a ideologia. Desmistifica a ideia da neutralidade do direito e da relação do magistrado com o direito ideal. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a partir da qual é possível alcançar um maior aprofundamento dentro da temática em questão, compreendendo-a qualitativamente, apontando para a necessidade de entender que independentemente de ser ciência natural ou ciência social, preservadas as suas peculiaridades, a produção científica é um mecanismo de aproximações da verdade e de compreensão da realidade na qual se está inserido, no intuito de uma busca constante, de um caminho a ser percorrido no sentido de construção e reconstrução do conhecimento, uma vez que não é apenas o investigador que dá sentido ao seu trabalho intelectual, mas os seres humanos, os grupos e a sociedade como um todo que agregam significado e intencionalidade às suas ações e às suas construções.
Palavras-chave: Ciência, Ideologia, e Direito.
1 - Introdução
A propagação do saber científico tornou-se o paradigma das sociedades modernas e o status científico vem sendo perseguido, sem exceção, por todas as áreas do conhecimento humano. Nesta trajetória, os valores que os indivíduos e os grupos sociais vivenciam cotidianamente e que se realizam e consolidam no meio social caminham paralelamente ao desenvolvimento das ciências. Estes valores quando organizados ideologicamente influenciam marcantemente a configuração das ciências particulares e da própria ciência em si.
Veremos que a ideologia é uma ferramenta para justificar a sociedade diante de seus membros e a define como um conjunto de normas, valores, símbolos ideias e práticas sociais que procuram justificar as relações econômicas e sociais no interior