Administração
IDEOLOGIAS
Ao pensar sobre o problema de determinar um conceito para ideologia percebe-se que é difícil, devido a sua complexidade, uma vez que envolve aspectos contraditórios, paradoxos e arbitrários, além de ambigüidades, de equívocos formados resultado de mal-entendimentos, o que justifica essa dificuldade. Dessa forma, é preciso acrescentar que o conceito de ideologia não tem sua origem em Marx, mas, representa o estudo científico das idéias e essas são resultados da interação entre os vários organismos que sejam políticos, econômico ou social.
Conforme Löwy (1989), em Marx ideologia é um conceito pejorativo, um conceito crítico que implica ilusão, ou se refere à consciência deformada realidade que se dá através da ideologia dominante: as idéias das classes dominantes são as ideologias dominantes na sociedade. No entanto, esse conceito continua sua trajetória no marxismo posterior a Marx, sobretudo na obra de Lênin, que considerou ideologia como qualquer concepção da realidade social ou política vinculada as classes sociais.
Sendo assim, ideologia é uma palavra que vai mudando de sentido passando de uma corrente intelectual para outras, de uma corrente de idéias para outras. E no seio de uma mesma corrente de idéias como o marxismo. Entre Marx e Lênin percebe-se uma imensa diferença. Por isso, pode-se dizer que não existe uma única fonte de marxismo, mas vários marxismos, várias correntes ideológicas de pensamento.
Para Mannheim, ideologia é o conjunto das concepções, idéias, representações, teorias, que orientam para a estabilização ou legitimação, ou reprodução, da ordem estabelecida. Assume também uma dimensão crítica ou de negação da ordem social existente e se orientam para sua ruptura. Desse modo, ideologia em Mannhein, adquire dois significados: ideologia total consiste no conjunto de pensamentos vinculados aos interesses, às posições sociais de grupos e classes. Entretanto, ideologia no sentido restrito significa uma forma