Projeto de pesquisa
Establet-baudelot deram importantes contribuições para que percebêssemos a escola não como instituição que prepara para a vida em sociedade, mas como instancia reprodutora da ideologia da classe dominante. Neste contexto, os dois autores afirmam que a escola não é a mesma para todos, e nem trata a todos da mesma forma. Este é, para snyders, o mérito da teoria de estableet-baudelot: desmascarar a escola, revelando-a como a instituição que impede os alunos pobres de desenvolver seu potencial de vida, pois ao entrarem na escola os alunos encontram uma linguagem e conteúdo que não se relaciona com suas vidas e seus problemas. A escola é uma instituição das desigualdades sociais.
Os limites da teoria de establet-baudelot aparecem no momento em que atribuem à escola apenas e exclusivamente a condição de reprodutora. Ao contrario, snyders afirma que é importante perceber no cotidiano escolar seu lado transformador, seu lado questionador da sociedade instituída. Assim, enquanto establet-baudelot se limitam a analisar o aspecto conservador da escola, snyders afirma que é preciso ir alem e descobrir nas relações cotidianas da escola sua dimensão progressista.
Ao afirmar que a escola pode ser instituição dinâmica que ajude na TRANSFORMAÇAO DAS IGUALDADES SOCIAIS, snyders não esta negando o paple fundamental