hipertensao
VELHAS E NOVAS QUESTÕES
Ester Vaisman*
Resumo
O presente artigo tem como objetivo principal explicitar a tematização de
Althusser sobre o fenômeno da ideologia ao longo de suas principais obras. Desse modo, o leitor terá a oportunidade de visualizar concretamente a utilização do critério espistemológico na determinação do fenômeno ideológico, bem como a aproximação teórica que o referido autor realiza com o problema do inconsciente, sobretudo no Ensaio sobre os Aparelhos
Ideológicos de Estado.
Abstract
The main objective of the present article is to explicit Althusser’s thematization about the ideological phenomenon, throughout his most important works.
In such a way, the reader will be able to concretely visualize the utilization of the epistemological criterium to determine the ideological phenomenon, as well as the theoretical approximation that the author accomplishes with the unconscious issue, mostly in the Essay about the Ideological State Apparatuses.
Palavras-chave
Althusser; ideologia; Estado; epistemologia. Keywords
State; Althusser; ideology; epistemology.
Projeto História, São Paulo, n.33, p. 247-269, dez. 2006
247
Louis Althusser foi, nas décadas de 60 e 70 do século passado, um dos responsáveis
–
talvez o mais radical – pela inclusão, no campo marxista, de uma teorética que parecia resolutiva para os impasses e dilemas que dominaram os debates travados àquela época, principalmente em relação à polêmica epistemológica em torno da obra de Marx, que, apesar de sua sofisticação aparente, redundou em sérias distorções na interpretação de questões centrais da obra marxiana.
Sinteticamente, a polêmica epistemológica centrou-se na disputa sobre o “estatuto científico” do discurso marxiano “na certeza uníssona de que a base da reflexão marxiana ou a resolução de suas ‘dificuldades’ estava em algum canteiro do subsolo lógico-gnosioepistêmico”.1
A