A relação dos egípicios antigos com a agua
O RIO NILO
O Nilo era tão fundamental para a sobrevivência dos egípcios que acabava sendo visto como um deus, uma divindade a quem se consagram hinos e orações.
O Nilo, porém, só se tornava generoso com intenso investido. Assim, para utilizar seus recursos, os egípcios antigos precisavam realizar varias obras: algumas delas para diminuir os efeitos devastadores das grandes cheias e outras buscavam represar sua água, usadas nos períodos das estiagens.
Para manter uma imensa produção agrícola, era preciso ainda construir diques e canais de irrigação e, com isso, obter alimentos suficientes pra sustentar uma população numerosa.
OS CONFLITOS ATUAIS EXISTENTES NA QUELA REGIAO EM TORNO DA ÁGUA:
A DISPUTA PELA ÁGUA
O rio Nilo, por sua vez, continua a desempenhar papel importante para a sociedade local. Cerca de 90% da população moram as margens e utiliza suas águas de diversas formas, como para irrigação e fonte de energia.
O Nilo fica em uma região de grande deserto. Dessa forma a utilização de suas águas é motivo de disputa entre os povos da localidade.
Por exemplo: a Etiópia iniciou em 2002 , pequena obras para represar as águas de algumas nascentes do Nilo , isso foi encarado como uma grande ameaça para o Nilo pelos egípcios. Segundo os especialistas o grande problema esta no intenso uso das águas do rio que corre o risco de se tornar um rio morto.
A UTILIZAÇÃO DA ÁGUA EM NOSSA SOCIEDADE:
A água é utilizada para:
Consumo doméstico: a água é utilizada para lavar roupas, fazer comida, limpar a casa, higiene pessoal, ...
Atividades comerciais: é utilizada em salões de beleza, lava a jatos,...
Criação de animais: é utilizada para consumo, no tratamento dos animais e higiene do local...
Atividades pecuárias e agrícolas: no consumo dos animais, irrigação das plantações, ...
Produção industrial: algumas máquinas utilizam a água para funcionarem, além do consumo em suas instalações,...
Geração de