O pentateuco
Professor :Flavio
Instituição:
Aluno ª : Sayonara Valliengo Pereira
Introdução ao Pentateuco
I. Titulo. ¨ Pentateuco ( Gr. Pente – Cinco; teuchos – estojo para o rolo de papiro) é um termo grego aplicado aos cinco livro de Móisés.
Os livros antigos eram escritos em rolos,geralmente de 9 metros de – comprimento,mais ou menos o tamanho necessário para acomodar- de Gênesis até Deuteronomio.Recebem na Biblia o nome de A LEI, O LIVRO DA LEI de Moisés,O LIVRO DA LEI DE DEUS, E ALGUMAS VEZES TORÁ (ENSINAMENTO).
II. Autoria. Diz a tradição,tanto da comunidade judaica como da –
Igreja que esses cinco livros foram escritos por Moisés.Entretanto,- desde que Baruch Spinoza começou a questionar a tradição em 1671-
D.C.,tem sido prática comum os críticos eruditos negarem a autoria -de Moisés,com base textual e lingüística.Apesar das contestações,a –autoria de Moisés é confirmada tanto por evidencias internas como externas do Antigo e Novo Testamento.O fato de ele ter usado outros documentos,bem como palavras diretas de Deus,é compatível com a inspiração Divinana seleção do material.Rejeitar a autoria de Moisés é rejeitar o testemunho universal dos dos escritores bíblicos e solapar a crfedibilidade do Pentateuco e do resto da Biblia.é da autoria de Moisés, e não apenas um (Mosaico) de diferentes autores.
III. Importancia do Pentateuco
A importância desses livros antigos é incalculáveis e pode ser –compreendida quando se verifica as cinco áreas amplas nas quais são fundamentais.
A. Cósmica: Explicam o cosmos dando o único relato antigo que identifica a (Causa Primeira). O Principio unificador do Universo, procurando as cegas pelos filósofos e autores clássicos,está compreendido na primeira sentença.
B. Étnica: Os Livros do Pentateuco descrevem o começo e a expansão, das três divisões raciais do mundo :oriental,negróide e ocidental.
C. Histórica : Esses livros são os únicos a traçar a origem do homem em uma linha