O pentateuco
O PENTATEUCO
Trabalho apresentado ao Centro de Formação Teológica, Pólo Santana do Livramento, Bacharel em Teologia, orientado pelo Pastor Sérgio, disciplina Teologia Sistemética.
SANTANA DO LIVRAMENTO
2011
INTRODUÇÃO
Quando Deus criou o homem, deu-lhe todo o necessário para que pudesse viver em perfeitas condições, porém a desobediência do homem mudou o curso da história ao ponto que o a nação de Israel encontrou-se na escravidão do Egito. As promessas de Deus não deixaram de serem cumpridas, e a libertação através de Moisés, demonstrou para o povo todo o poder que há em seu criador, e para os egípcios a força revelada do Senhor. A caminhada a terra prometida foi longa, mas em todos os momentos Deus demonstrou para Israel, que é um Deus presente e que supri todas as dificuldades.
O PENTATEUCO
Gênesis
- Data de autoria: por volta de 1300 a.C. Período histórico abrangido: 4004 a 1689 a.C.
- Divisão: A origem e o esplendor da criação; O pecado e suas conseqüências e O início da história da salvação.
- Autor: Moisés
- Personagens principais: Deus (Criador), Adão, Eva, Satanás (a serpente de Gn 3), Caim, Abel, Enoque, Noé, Abraão, Isaque, Jacó e José.
- Partes principais: A Criação; A queda; A primeira civilização; O Dilúvio; A dispersão das nações; Abraão; Isaque; Jacó e José.
- Objetivo: que a nação de Israel tivesse uma explicação da razão de ser da sua existência, através de Moisés, esclarecendo Israel porque Deus o formou e o escolheu.
- Característica:
Êxodo
- Data de autoria: por volta de 1400 a.C. Período histórico abrangido: 1706 a 1490 a.C.
- Divisão: O sofrimento do povo de Israel no Egito; As providências de Deus para libertação do povo; Os grandes temas morais e Os milagres no êxodo.
- Autor: Moisés
- Personagens principais: Deus,