Mediunidade
Em alguns, essa faculdade é ostensiva e necessita ser disciplinada, educada; em outros, permanece latente, podendo manifestar-se episódica e eventualmente.
As pessoas acreditam que o espiritismo sempre existiu no mundo. A história comprova pelos estudos, que os espiritos sim sempre se manifestaram pela comunicação mediunica pelo mundo todo, mas estas aparições não tinham nenhuma relação com a Doutrina, pois não haviam estudos dessas manifestações. As pesquisas só começaram pela doutrina a mais ou menos 150 anos atras quando Allan Kardec codificou a Doutrina Espirita. Os fenômenos sempre existiram.
O intercambio mediunico que sempre existiu na antiguidade estava costumado a estar ligado as religiões, o que é natural pois nos campos das religiões é onde as pessoas costumam elevar seus pensamentos, estar em prece, e isso tudo atraí a manifestação dos espiritos. A princípio este intercambio só era realizado por aqueles que se chamavam iniciados, homens ou mulheres que recebiam treinamento especial, com conhecimento, tecnicas e exercícios especiais para ajudar no intercambio. Eles recebiam nomes diferentes em varias culturas, mas todos tinham a mesma função, medium intermediarios dos espíritos.
O povo antigo desconhecia as leis que regem esses fenômenos. Nós espiritas ja estamos nos esclarecendo quanto a eles. Mas naquela época, quem tinha esse dom era considerado alguém especial, dotado de recursos divinos, era uma coisa maravilhosa poder ter esses intermédios mediunicos e isso atraia a atenção do povo. Os sacerdotes também trabalhavam com mediunidade, mas acontece que estes queriam influir sobre o povo, comandar. Eles queriam dominar o povo, mas se o povo era facil de governar, os governantes (reis) não