A receção
Segundo o grande dicionário da língua portuguesa de José Pedro Machado recepcionista é o indivíduo empregado de hotéis ou de certas empresas incumbido especialmente de receber hóspedes ou clientes. Já o dicionário Michaelis especifica o tipo de pessoas que o recepcionista atende, sendo esta a definição: “ Pessoa que tem a incumbência de receber os passageiros de aeronaves, os visitantes de uma empresa, os hóspedes de um hotel, etc.”
O recepcionista é aquele que atende os visitantes ou clientes do estabelecimento. É da sua responsabilidade atender o público, orientar os visitantes, saber dar informações, atender os telefones, transferir ligações, controlar as entradas de pessoas na empresa, entre outros. Dependendo do tipo de empresa em que trabalha, as suas funções podem variar. Tendo em conta que o recepcionista é a primeira pessoa com quem o cliente contacta é necessário que seja alguém competente, bem-educado, instruído e sério. É o “cartão de visitas” da empresa.
As características que um recepcionista deve ter são a atenção a detalhes, a fluência verbal, boa dicção (deve compreender-se bem a forma como fala), boa aparência (não deve ter um aspecto sujo, desleixado ou mal cuidado), capacidade de concentração, capacidade de lidar com o público (não deve perder a paciência, deve saber responder educadamente às dúvidas dos clientes), capacidade de organização (deve ter a capacidade de conseguir elaborar mais que uma tarefa ao mesmo tempo sem se atrapalhar), metodologia (deve ter um método de trabalho), dinamismo, determinação, conhecimento de assuntos gerais, saber trabalhar sob pressão (mesmo com uma grande agitação na recepção tem de saber manter a calma), saber administrar bem o tempo, bom humor (não deixar que os seus problemas pessoais afectem a sua postura no emprego), paciência, confiabilidade e responsabilidade.
Para se ser recepcionista não existe uma formação específica, no entanto a maioria dos empregadores exigem que o