Caracterização do estudo de receção sobre séries
A rádio e a televisão são fenómenos do século XX. Os anos entre 1900 e 2000 já viram provavelmente mais mudanças na tecnologia do que qualquer século anterior. A televisão tem crescido rapidamente ao longo dos anos, atingindo agora muitas pessoas em algumas das partes mais pobres do mundo.
A receção narrativa sobretudo sobre series é pouco abordada nos estudos de comunicação. Assim sendo, muitos temas que poderiam ser abordados neste âmbito permanecem em aberto. Como por exemplo, o que fazem os recetores com as mensagens que recebem.
Durante muitos anos, estudos diziam que comunicar é transmitir a informação de um pólo para outro em que os recetores são vistos como sujeitos passivos. Atualmente já não se vêm as coisas assim, são feitas pesquisas a nível de audiências para saber qual o nível de interesse em determinada série e assim chegar mais perto do recetor. Assim, a televisão, como séries e outros ajudam na construção social da realidade.
Para chegar mais perto do recetor e este poder decidir o que ver e obter mais informação, verificamos um projeto que se rege em volta da re-identificação interativa das personagens em séries. A re-identificação, permite ao usuário clicar na pessoa da série ou filme, ou seja, na personagem e obter assim mais informações acerca da mesma. Isto é, ao clicar na personagem da série num frame de vídeo, o sistema encontra ocorrências da mesma pessoa no mesmo filme ou série ou mesmo em diferentes vídeos. Podem não se encontrar muitas ocorrências da pessoa em questão devido a condições de iluminação, diferentes expressões faciais ou estando o rosto noutra pose. No entanto, se o usuário não estiver satisfeito pode confirmar imagens da face do ator para obter melhores resultados. Este sistema de re-identificação, só foi ainda realizado essencialmente em contexto relacionado com a segurança, principalmente vigilância. Mas tudo a media faz para ir de encontro com as perspetivas e