Turismo Reinventando
Historia
A torre de TV de Brasília é um dos poucos edifícios mais importantes que não são obra de Oscar Niemeyer, a torre de TV foi projetada por Lúcio Costa e foi construída no período de 1965 há 1967 inaugurada em oficialmente em 1967. A torre de TV possui 224 metros de altura contendo o Museu das Gemas é a terceira torre mais alta do Brasil perdendo apenas para o conjunto das torres da Linha de Transmissão de energia Tucuruí-Manaus-Macapá, sobre o rio Amazonas, e a Torre da Rádio Gaúcha AM 600 kHz localizada em Guíaba (RS).
A Torre de TV de Brasília tem um mirante panorâmico a 75 metros de altura com capacidade para 150 pessoas. Em sua base a duas atrações turísticas sendo elas: uma tradicional feira de artesanato e a Praça das Fontes. E a sua frente encontra-se uma escultura feita por Alexandre Wakenwith chamada “Era Espacial”.
A Torre de TV é usada para observação de transmissão de rádio e TV foi construída com o objetivo de melhorar a transmissão de sinais de rádio e televisão.
O que encontrar na Torre de TV
A Torre de TV atrai mais de 40 mil visitantes todos os meses. Lá podemos encontrar o Museu das Gemas (antigo restaurante da torre) com exposição de mais de 3 mil pedras preciosas. Também há a Feira de Artesanato da Torre de TV onde podemos encontrar muitas lembrancinhas e conhecer mais sobre a culinária local, na Feira de Artesanato há em torno de 500 barracas de artesanato com destaque para o artesanato indígena, para garantir a animação há rodas de capoeira no local. Também temos a Praça das Fontes que possibilita eventos a céu aberto.
No mirante panorâmico podemos visualizar 360º do plano piloto de Brasília a Torre de TV é onde se tem uma das mais belas vistas da cidade com destaque para Esplanada dos Ministérios, para o Eixo Monumental e para Plataforma Rodoviária. Outra opção de se ver de forma panorâmica o plano piloto é o voo de helicóptero que fica junto à torre.
Funcionamento
Aberto diariamente exceto na