Sociologia
Ruptura
Neste trabalho será feita uma análise e resumos de um Estudo de caso das “ Telenovelas Juvenis”, Morangos com Açúcar (MCA) e Floribela (FLOR), utilizando as etapas de procedimento de Quivy e Campenhoudt.
Assim, o nosso objectivo será explanar uma resposta a seguinte Pergunta de Partida:
Quais foram as estratégias usadas para o sucesso das telenovelas de ficção de produção nacional segundo o estudo da Obercom 2006?
Segundo Adorno, na Indústria Cultural, tudo se torna negócio.” Enquanto negócios, seus fins comerciais são realizados por meio de sistemática e programada exploração de bens considerados culturais”
É importante frisar que a grande força da Indústria Cultural se verifica em proporcionar ao homem necessidades, não as necessidades básicas, para se viver dignamente (casa, comida, lazer, educação, e assim por diante) mas, sim, as necessidades do sistema vigente (consumir incessantemente).
Com isso, o consumidor viverá sempre insatisfeito, querendo, constantemente consumir e o seu campo de consumo se torna cada vez maior.
Este grupo, Inspirado num dos fundadores da escola de Frankfurt, irá analisar um “Case Study” sobre as estratégias de sucesso na ficção nacional, baseado num estudo analisado pelo grupo Obercom e que se debruçou sobre o sucesso das telenovelas de ficção nacional MCA e FLOR.
Em 2006 existia já em Portugal uma pequena indústria televisiva de ficção, cujos principais produtos eram as novelas e as séries de produção nacional, e que nos últimos 5 anos vinham a demonstrar ter uma forte