Petroleo, bom ou ruim ?
Por um lado, a descoberta de novas fontes energéticas ocorreu em conseqüência das necessidades industriais. O processo industrial resultou da descoberta das fontes de energia como a força do vento (eólica), força da água (hidráulica), energia solar e da exploração do carvão mineral segundo Rainer Sousa, graduado em historia e professor na Universidade Federal de Goias. O carvão mineral predominava nos minerais mais utilizados desde o século XVIII principalmente nas indústrias e ferrovias e no século XIX o foco industrial mudou para o petróleo de acordo com o livro “A era das revoluções”.
Por outro lado, a descoberta de fontes energéticas com a exploração dos minerais gerou uma mudança significativa para a sociedade tendo lados positivos e negativos. Algumas desvantagens deixaram parte da população infeliz como a poluição ambiental, poluição sonora, êxodo rural, crescimento desordenado das cidades, homens substituídos pelas máquinas, salários baixos e com 18 horas de trabalho por dia segundo o livro “O império de efêmero”. O petróleo considerado altamente poluente, com risco de acidentes petrolíferos como vazamento em mar e sendo energia não-renovável prejudica cada vez mais a população e está presente de diferentes formas como em sola de sapatos, maquiagens e vários tipos de combustíveis mais utilizados de acordo com Petro-jornal.
Portanto, a descoberta do petróleo tendo grande função em maquinas de combustão interna e sendo de alta importância para o homem gerou mudanças significativas na vida do homem. Principalmente no século XIX com o crescimento do transporte motorizado e pela necessidade para a composição de produtos a base de petróleo aumentou