O pré sal
A presente resenha tem como objetivo informar sobre o pré-sal e seus pontos positivos e negativos, tanto para nós, seres humanos, quanto para a fauna e a flora, que pode vir a ser afetada em consequência a uma catástrofe ambiental, e, assim também, podendo alertar sobre esses riscos de extinção desse petróleo daqui a décadas, não muitas, mas pesquisadores afirmam que pode ser entre duas e três. Como essa camada surgiu?
"Há 130 milhões de anos a América do Sul e a África começavam a se separar fisicamente. E, na rachadura entre os dois continentes, um caldo de matéria orgânica foi se acumulando. Enterrado então por uma imensa camada de sal e por sedimentos, esse cemitério de plâncton cretáceo se tornaria o novo passe para o ‘país do futuro’.".
“Descoberta em 2007, a camada pré-sal é uma grande jazida de petróleo localizada abaixo do leito do mar com volume de aproximadamente 50 bilhões de barris, e compreende uma faixa de 800 km entre os estados do Espírito Santo e Santa Catarina, afastada de 100 a 300 km da costa.”. E esses fatores dificultam a exploração, pois, haverá mais gastos, com o transporte de pessoas, já que o único meio para chegar até lá é de helicóptero, e de um modelo específico, capaz de levar mais trabalhadores em menos tempo até a plataforma de pesquisa. Também irá custar na questão do contrato de mais engenheiros e geólogos, pois será mais cobrada as técnicas de reconhecimento de solo e de criação de máquinas que consigam combatê-los.
E isso elevou interesse econômico pode transformar o Brasil em um herói por um lado, pelas riqueza que serão extraídas, os produtos a serem fabricados, o desenvolvimento do país, o aumento na produção industrial de produtos derivados do petróleo, entres outros bens que poderão subir a posição do Brasil no gráfico mundial econômico. Mas, porém, por outra parte, poderia ser considerado o país vilão, pois, por consequência de alguma tragédia que venha a acontecer, como o