fundamentos 3
As linhas 1 e 2 do Metrô do Rio ficaram paradas por mais de duas horas no fim da tarde e inicio da noite desta terça-feira (23). O serviço foi paralisado às 16h30 por causa do rompimento de um cabo de energia na altura da estação da Uruguaiana, no Centro. Com a pane, a circulação foi inicialmente paralisada entre Central (Centro) e Catete (Zona Sul).
Não podemos fala de relações sociais sem entender"A totalidade da vida social, a reprodução da totalidade da vida social, não englobando apenas a reprodução da vida material e do modo de produção, mas tambem, a reprodução espiritual determinando o modo de vida em sociedade"(Maria Carmelita Yasbek)
Cada demanda, precisa de um olhar diferenciado.O primeiro fato é que são trabalhadores que estão alí, não porquê querem e sim porquê precisam chegar ao seu local de trabalho. Isso é um retrato da precarização do transporte no Brasil.
O trabalhador sai de sua casa em sua maioria ainda de madrugada para pegar mais de um transporte para chegar ao seu local de trabalho. E quando acontece de uma parada de um desses transporte, o empregador não quer saber o que de fato aconteceu, ele pode sofre repressária ser descontado, leva uma suspenção ou até uma justa causa. Foi o transporte público que parou, Ele não chegou atrasado por quís.
A sociedade capitalista, é essa aconteça o que acontecer ela quer o lucro, o que apena intereça é a força de trabalho, que o trabalhador vende por uma salário que não faz jus a tudo que produz."A reprodução do capital permeia as várias 'dimensões' e expressões da vida em sociedade"(IAMAMOTO;CARVALHO,1995,P.65).
Esse retrato que temos na nossa sociedade de trabalhadores explorados de todas as formas possíveis e cabiveis, direitos basicos como trabalho, transporte, saúde etc... é dever do Estado supri, e isso é oferecido de uma forma humilhante ao trabalhador.