Fundamentos Etapa 3
Etapa 3
O Positivismo
O positivismo foi fundado por Augusto Comte trazia idéias que direcionava a França do século XVIII e os valores da autocracia. A teoria positivista expandiu-se no Brasil durante a ditadura militar apoiando a República. Comte partia do pressuposto de que a sociedade humana é regulada por leis naturais, que dependem da vontade e da ação humana, como lei da gravidade com idéias de mudar o mundo e apoiar a evolução que tinha método de análise e objetividade sendo uma realidade social de uma expressão privilegiada do modo de pensar da sociedade burguesa.
Para eles as leis que regulam o funcionamento da vida social, econômica e política são do mesmo tipo que as leis naturais. Positivismo é uma postura diante da realidade social, e que o positivismo é igual o empirismo, em razão de reduzir o conhecimento sensível, se torna diferente no pensar que a evolução é considerada uma lei natural dos fenômenos empíricos para o empirista os fatos são representados através de um desenvolvimento racional, o positivismo vem através das leis naturais, por causas e conseqüências aonde vem o processo gradativamente com base no idealismo na trans formação da realidade social. É o próprio modo de pensar da classe burguesa onde o pensamento positivista prega a aceitação do que a sociedade oferece.
O positivismo se expandiu no Brasil durante o império chegando a ter no Rio Grande do Sul, sob a influência de Julio de Castilho, uma constituição inspirada no positivismo.
As vertentes religiosas do positivismo foram a que mais cresceu no Brasil, e que deu a característica ao serviço social.
O pensamento positivista prega a aceitação do que a sociedade oferece sem contestação dos fatos.
Essa teoria se expandiu no Brasil durante o império, contrapondo- se a este e defendendo a república.
Fenomenológica
A fenomenológica é o estudo dos fenômenos, que visa contrapor o empirismo e o psicologismo para superar a tradicional do realismo e o idealismo.
A