Atps Fundamentos 3 Etapa 1
A crise de emprego e a falta de trabalho, hoje na maioria dos casos são na verdade falta de especialização das profissões.
A área de Serviço Social é relativamente nova e está crescendo. A importância do profissional é enorme, mas, a dificuldade começa como todas as outras profissões; continuar em uma faculdade por quatro anos é uma dificuldade para muitos alunos. Para concluir o curso, o estudante precisa fazer quatro semestres de estágios supervisionados e um trabalho de conclusão de curso. Muitos alunos optam pelo curso de Serviço Social porque já se engajaram em projetos sociais em associações comunitários ou ONGs.
A formação é voltada para uma ação interdisciplinar O foco é habilitar o assistente para integrar grupos de trabalho com outros profissionais, como historiadores, médicos, professores, sociólogos e psicólogos, dentre outro cada vez mais abrangente, o objetivo e de ajudar o profissional na compreensão e na análise crítica da realidade social e dos fenômenos que decorrem dos movimentos sociais.
Para se formar, o estudante deve fazer um estágio supervisionado, O aluno é bastante exigido no curso e o volume de leitura é grande e o mercado exige que o profissional seja informado, Portanto, o aluno tem sempre que se manter atualizado, lendo revistas e jornais, além de conhecer as novidades da informática.
A possibilidade de atuação,acreditamos que seja bem ampla.
Como Assistente Social você pode desenvolver e implantar projetos de apoio à educação e acompanhamento de crianças e jovens carentes. Na Justiça, acompanhar os processos envolvendo crianças e adolescentes em situações de risco social, de adoção e de disputa de guarda.
Educação: criar e programar programas de bolsas e auxílio financeiro.
Empresas: organizar e executar