Trabalho Sobre O Estado
CURSO DE DIREITO
1º PERÍODO- TURMA 1A / MATUTINO
ESTADO
NOME DOS ALUNOS
Nº DO R.A:
TEORIA DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA
PROFESSOR LUCIOMAR
UBERLÂNDIA, 20 DE MARÇO DE 2015.
FACULDADE ESAMC DE UBERÂNDIA
CURSO DE DIREITO
1º PERÍODO- TURMA 1A / MATUTINO
ESTADO
NOME DOS ALUNOS
Nº DO R.A:
TEORIA DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA
PROFESSOR LUCIOMAR
UBERLÂNDIA, 20 DE MARÇO DE 2015.
ESTADO
ORIGEM E FORMAÇÃO DO ESTADO
A origem do Estado implica duas espécies de indagação: A primeira a respeito da época do aparecimento do Estado; a segunda relativa aos motivos que determinaram e determinam o surgimento dos Estados.
Primeiro é indispensável o esclarecimento sobre a noção de Estado, pois em consequência de inúmeras e diferentes concepções, resultam em conclusões absolutamente diversas. O significado de Estado em latim (do latim status: modo de estar, situação, condição), designa "conjunto das instituições (governo, forças armadas, funcionalismo público etc.) que controlam e administram uma nação"; "país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado".[estar firme), expressão usada pela primeira vez em “O Príncipe” de Maquiavel, escrito em 1513. Nesse sentido o Estado aparece durante os séculos XVI e XVII, e a expressão começou a ser admitida em escritos franceses, ingleses e alemães.
Sob o ponto de vista da época do aparecimento do Estado, as inúmeras teorias numa podem ser reduzidas a três posições fundamentais:
a) O Estado como própria sociedade existiu sempre, pois desde que o homem vive sobre a terra acha-se integrado numa organização social, dotado de poder e com autoridade para determinar o comportamento de todo o grupo. Define-se que o Estado sendo como o principio organizador e unificador em toda organização social da Humanidade. Considerando-o, por isso, onipresente na sociedade humana.
b) Outros autores admite que a sociedade humana existiu sem o Estado durante