gestão da qualidadde
Uma placa sintonizadora de televisão é um componente de computador que permite que sinais de televisão e vídeo composto sejam recebidos por um computador. A maioria das placas sintonizadoras também funcionam como placas de captura de vídeo, permitindo-as gravar programas de TV nodisco rígido.
Variantes
Sintonizadoras de TV estão disponíveis em diferentes interfaces: como placa de expansão de barramento PCI, barramento PCI Express (PCIe) ,PCMCIA, Mini PCI Express, PCMCIA Express ou dispositivos USB. Além disso, algumas placas de vídeo também funcionam como sintonizadoras de TV, como as da série ATI All-In-Wonder. A placa contém um sintonizador e um conversor analógico-digital juntamente com demodulação e interface lógica. Algumas placas muito baratas não possuem um processador onboard e, como um softmodem, dependem da CPU do sistema para demodulação Existem atualmente quatro tipos de placas sintonizadoras no mercado:
Sintonizadores de TV analógica
Placas de televisão analógica resultam em uma baixa qualidade de vídeo, adequadas à visualização em tempo real, mas exigindo algum tipo de compressão, para que seja gravado. Essas placas captam sinais analógicos NTSC ou/e PAL ou/e todas as suas variantes. Modelos mais caros codificam o sinal para Motion JPEG ou MPEG, aliviando a CPU principal desta carga. Muitas placas também possuem entrada analógica (composite video ou S-Video)e muitas outras ainda captam sinais de rádio FM.
Sintonizadores de TV Digital
TV Digital é transmitido como sinal digital, então não é necessário nenhum codificador.
Sintonizadores híbridos
Um sintonizador híbrido tem um sintonizador que pode ser configurado para atuar como um sintonizador digital ou analógico. Trocar os sistemas é muito fácil, mas não pode ser feito imediatamente. A placa opera como um sintonizador digital ou analógico até ser reconfigurada.
Sintonizadores "combo"
Este é muito semelhante ao sintonizador híbrido, exceto por ter dois