ATPS DE FUNDAMENTOS 3
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III
O ASSISTENTE SOCIAL E SUA ATUAÇÃO
Tutora à Distância: Milla Cristiane Pavão Gonçalves
Acadêmicos (as)
Delma de Melo – RA 5560121239
Érika Dayanne T. Faria – RA 5728170154
Ivana Aguiar – RA 1299740449
Newday Cruz da Silva – RA 5560121258
Viviane Soares da C. Moura – RA 5316979956
Resumo: Mostrar a importância do serviço social e qual a diferença entre Filantropia e Assistencialismo, as formas de mercado que estão ligadas ao serviço social. Na atualidade a profissão tem que reconhecer tais mudanças que vem ocorrendo durante o tempo.
Taguatinga, 24 de novembro de 2013.
INTRODUÇÃO
O presente documento pretende apresentar a importância do Serviço Social nos tempos atuais; o Terceiro Setor seu contexto dentro da sociedade, bem como sua filantropia e assistencialismo, bem como apresentar suas características, demandas, público-alvo, campo de trabalho e suas dificuldades.
A sociedade atual vem se preocupando com a ação beneficente, tendo em vista as necessidades de se ter um mundo mais humano e igualitário.
Do ponto de vista da tese histórico-crítica, a qual esse artigo adota como fundamento teórico-metodológico, o Serviço Social se desenvolve como profissão reconhecida na divisão social do trabalho, enquanto produto do desenvolvimento do capital industrial e da expansão urbana (IAMAMOTO E CARVALHO, 2001). A função do assistente social dentro do Terceiro Setor configura como um desafio para a profissão, de forma que os mesmos sejam conscientemente ocupados e sirvam de instrumentos de consolidação dos princípios da ética profissional e de vitórias no processo social.
O SERVIÇO SOCIAL E SUA IMPORTÂNCIA
O serviço social foi criado no final do século XIX pelos burgueses, com o propósito de monitorar os trabalhadores, tendo como garantia que eles não iriam se rebelar contra a classe dominante.