A Realidade Da Vida Cotidiana
A socialização sempre acontece ao contexto de uma estrutura social especifica. Tanto conteúdo quanto a medida do sucesso da socialização. Tem condições e consequências sócias estruturais. A analise de uma situação individual especifica deve ser sempre fundamentada e compreendida de forma macrossociológicas de seus aspectos estruturais.
A socialização bem sucedida: quando se estabelece um elevado grau de simetria entre a realidade objetiva e a realidade subjetiva.
A socialização mal sucedida: quando se estabelece elevado grau de assimetria entre a realidade entre a realidade objetiva e a realidade subjetiva.
O primeiro tipo de socialização é praticamente impossível de ocorrer, ao passo que no segundo caso, existem raríssimas chances de acontecer, exceto com indivíduos possuidores de graves patologias orgânicas.
A ordem institucional pesa mais ou menos igual sobre cada individuo, produzindo a maciez da realidade objetiva que deve ser interiorizada, a identidade dos indivíduos é delicada porque representam a realidade objetiva na qual esta localizada.
As identidades são facilmente reconhecidas, objetiva e subjetivamente, não existe diferenciação entre o eu de superfície e o eu abaixo da superfície. Não existe camadas do eu, o individuo não somente é aquilo que se supõe. Nessas condições, a socialização mal sucedida só acontece como resultado de acidentes biográficos, biológicos ou sociais. Uma vez que o individuo portador da diferença (contra-identidade) não pode se defender do estigma que lhe é imposto, tal assimetria, não apresenta consequências estruturais cumulativas porque não existe uma base social na qual as contra-identidades passam ser institucionalizadas. Então, começar a surgir uma contra-realidade, cujo grupo dará inicio aos seus próprios processo de socialização.
O que significa dizer que a socialização imperfeita em um mundo social, pode ser acompanhada pela socialização bem sucedida em outro mundo.
Mas à medida