Fichamento Construção da Realidade 1/ 3
Graduação em Administração – Sociologia Geral
FICHAMENTO
Aluno (a): Julia Guimaraes
Data: 17 de agosto de 2015
Professora: Rachel Franzan Fukuda
Identificação da Obra:
A Construção Social da Realidade - Editora Vozes Ltda., 1976, Petrópolis.
Autor: Berger, Peter L. e Luckmann, Thomas. Professores de Sociologia na Rutgers University eUniversidade de Frankfurt, respectivamente. Autores representativos do Interacionismo Simbólico.
Obra de apoio: Filme ‘1984’, de Michael Radford, baseado no livro de George Orwell.
Capitulo 1. Os Fundamentos do conhecimento da vida cotidiana
A REALIDADE DA VIDA COTIDIANA
“Entre as múltiplas realidades há uma que se apresenta como sendo a realidade por excelência. E a realidade da vida cotidiana. Sua posição privilegiada. autoriza a da-lhe a designação de realidade predominante.. A tensão da consciência chega ao máximo na vida cotidIana, Isto é esta ultima impõe-se à consciência de maneira' mais maciça urgente e intensa. E' impossível ignorar e mesmo é difícil diminuir sua presença imperiosa. Consequentemente força-me a ser atento a ela de maneira mais completa. Experimento a vida cotidiana no estado de total vigilia. Este estado de total vigilia de existir na realidade a vida cotidiana e de apreende-Ia é considerado por mIm normal e evidente, isto é, constitui minha atitude natural.
Apreendo a realidade da: vida diária como uma realidade ordenada. Seus fenômenos acham-se preyiamente dispostos em padrões que parecem ser independentes da apreensão que deles tenho e que me impõem mlnha apreensão. A realidade da vida cotidiana aparece. Já objetivada isto é constituida por uma ordem de objetos que foram designados como objetos antes de minha entrada na cena. A linguagem usada na vida cotidiana fornece-me continuamente as necessárias objetlvações e determina a ordem em que estas adquirem sentido e na qual a vida cotidiana ganha significado para mim. Vivo num lugar que é geograficamente