FICHAMENTO DE METODOLOGIA
CURSO: FARMÁCIA
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
FICHAMENTO DE TRANSCRIÇÃO
STÉFANI PIRES LIMA
MATRÍCULA: 1311771/3
FORTALEZA-CE
05 DE MARÇO DE 2015
STÉFANI PIRES LIMA
FICHAMENTO DE TRANSCRIÇÃO “A CONSTRUÇÃO DO PESQUISADOR NO COTIDIANO DA VIDA ACADÊMICA” E FICHAMENTO DE TRANSCRIÇÃO DO TEXTO DA UNIDADE IV “A PESQUISA CIENTÍFICA”
Fichamento de transcrição apresentado à disciplina de Metodologia do trabalho científico do curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), para obtenção de nota.
FORTALEZA – CE
2015
SANTOS, Maria Inês Detsi Andrade. A construção do pesquisador no cotidiano da vida acadêmica. Fortaleza. Disponível em: file:///C:/Users/Stefani/Downloads/Ensaio%20a%20const.%20do%20pesquisador.pdf. Acesso em: 05 Mar.2015
A construção do pesquisador no cotidiano da vida acadêmica
“O ato de pesquisar é um processo que se inicia de um interesse, de uma vontade, de uma “capacidade criadora”, que coloca os dados em movimento, que ilumina os fatos dando-lhes um significado.” (p.1)
“A pesquisa pressupõe um sujeito que refinou os sentidos para a realidade, que não mais se satisfaz em existir simplesmente. [...] Busca ir além do aparente, tentando organizar e relacionar o que a princípio parece desordenado e sem nexo. Quer compreender. Pula dos fatos para a interpretação.” (p.1)
“Ao ingressar na vida acadêmica, os estudantes adquirem, naturalmente, a condição de futuros pesquisadores.” (p.1)
“A qualidade de pesquisador não é algo nato. É algo que se desenvolve ao longo de nossa vida e a Universidade deve ser o campo mais adequado e fecundo para esse processo.” (p.2)
“Muitos fatores concorrem para a formação de pesquisadores. Dentre eles, alguns de caráter subjetivo, como gosto pelo estudo, empenho, sensibilidade, curiosidade; outros de ordem institucional, como a existência, na Universidade, de políticas e projetos voltados para a produção de pesquisa, incentivos, bolsas de iniciação científica e a