Metodologia do trabalho
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
2º SEMESTRE – CURSO: ARQUITETURA
PROFA. MS. ELISANGELA ANDRÉ DA SILVA COSTA
FICHAMENTO
O QUE É?
O fichamento constitui um instrumento valioso de estudo de que se valem os pesquisadores para a realização de um trabalho acadêmico, de uma obra didática, científica e outras. Ele permite o armazenamento de informações reunidas durante a fase da pesquisa bibliográfica. Consiste na seleção e cópia de trechos considerados fundamentais para a compreensão de um texto e organizados em fichas ou tabelas.
O QUE ELE PERMITE?
a) Identificar as obras;
b) Conhecer seu conteúdo;
c) Fazer citações;
d) Analisar o material;
e) Elaborar críticas.
O QUE SUA CONSTRUÇÃO DEMANDA DO PESQUISADOR?
Todo o trabalho de fichamento é precedido por uma leitura atenta do texto. Leitura que se afasta da categoria do emocional (subjetiva) e alcança o nível de racionalidade, e compreende:
1. Capacidade de analisar o texto;
2. Separar suas partes e examinar como se inter-relacionam;
3. Examinar como o texto se inter-relaciona com outros;
4. Competência para captar as ideias do texto: no nível denotativo (literal); no nível polissêmico (vários significados possíveis); no nível crítico (relacionando o texto à realidade); no nível da problematização.
FICHAMENTO INFORMATIZADO
O fichamento informatizado: apresenta a vantagem de que não há limite de linhas, como no fichamento em papel. Outra grande vantagem é que é possível copiar textos, transferir informações de um local para outro, pedir ao computador que localize expressões-chaves, dentre outros recursos.
UTILIZANDO O FICHAMENTO NA CONSTRUÇÃO DE TEXTOS
Como já comentado anteriormente, os fichamentos colaboram na identificação de obras, no conhecimento de seu conteúdo; na utilização de citações; na análise de material e na elaboração de críticas. Os fichamentos são compostos pela cópia literal de trechos de textos.
Para utilizar