A realidade da inclusão no contexto escolar
De acordo com Maria Montessori, a criança tem necessidade de mover-se com liberdade dentro de certos limites, desenvolvendo sua criatividade no enfrentamento pessoal com experiências e materiais, antigamente se utilizava o chamado material das contas que, posteriormente, deu origem ao conhecido Material Dourado Montessori.
Material este que se destina a atividades que auxiliam no ensino e na aprendizagem do sistema de numeração decimal, posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais, sendo importante já que as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão, o desenvolvimento do raciocínio logico e um aprendizado mais tranquilo e agradável. No ensino tradicional, a crianças acaba “dominando” os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguir compreender o sentido, mas, com o material dourado a situação se modifica.
O primeiro contato da criança com o material dourado deve acontecer de forma lúdica para que ela perceba a forma, a constituição, os tipos de peças do material e as relações que se podem estabelecer entre elas. Trata-se de um material é muito rico, pois é constituído por cubinhos que representam as unidades, as barra simbolizam dezenas, as placas constituem as centenas e o cubo um milhar, sendo que este material pode ser confeccionado em madeira, EVA ou até mesmo alguns tipos de papéis.
Quando o professor realiza a apresentação do material, deve atribuir diferentes