Artigo ONS
Wagner Novaes Mariano
Programa de MBA em Gestão Empresarial – UCP-IPETEC - VR
02 de fevereiro de 2015
Resumo
Este artigo fala sobre um case organizacional elaborado pela empresa ONS, a fim de conscientizar que o conhecimento é a base para a sustentabilidade da organização, e que conhecimento pode ser compartilhado. Um Plano Diretor de Gestão do Conhecimento (PDGC) foi aprovado estabelecendo de uma forma clara os princípios e escopo de atuação das ações de Gestão do Conhecimento. Para alcançar o status do processo estruturado e corporativo a ONS contratou a empresa Fundação Dom Cabral (FDC) com sua metodologia implantada foram testadas e aplicadas as práticas de Storytelling, Análise de Redes Sociais e captura de novos conhecimentos.
A contribuição do projeto para o ARH foi consideravelmente muito importante apontando claramente planos futuros e programas para os que ali trabalham com o desafio de juntar experiência dos mais antigos com a inovação dos mais jovens, transformando teoria de Gestão do Conhecimento em prática e afirmando criação, retenção, disseminação dos conhecimentos mais críticos mitigando o capital intelectual detido por seus funcionários.
1. Introdução
Neste artigo irá conter o experimento do ONS na prática de Gestão do Conhecimento, que para nós seres humanos compartilhar e transferi-lo é um desafio. Para isso um Plano Diretor de Gestão do Conhecimento (PDGC) foi criado, e assim ficou mais claro esse conjunto de conhecimentos de foco prioritário para se tomar as devidas ações.
Para obter o sucesso nas operações um comitê foi criado (CGC) que constatou que o gerenciamento do conhecimento como um todo da organização é impossível, mas que os conhecimentos críticos relacionados aos principais operadores contribuem de forma ativa nos resultados evoluindo consideravelmente a empresa.
O Status do processo só foi alcançado graças