Dissertação - seus tipos
Tipologia Textual: Tipos & Gêneros
Tema: Dissertação
A) Os tipos de dissertação são: Expositivo e Argumentativo
B) Definição
Dissertação Expositiva – apresenta informações sobre um objeto ou fato específico. Permite que o leitor identifique claramente o tema central do texto.
Ao tratar-se de casos polêmicos é necessária a utilização de argumentos, para que os leitores possam ter melhores possibilidades de análise sobre o assunto.
Ex: texto informativo/expositivo
SP, MG e Rio: 87% atribuem crise hídrica aos governantes, diz pesquisa
“Aumentou entre paulistas, cariocas e mineiros o número de pessoas que atribuem a responsabilidade pela atual crise hídrica ao governo (municipal, estadual, federal). É o que mostra pesquisa inédita sobre o tema realizado via internet pela consultoria mineira Expertise. Num primeiro levantamento, feito em outubro passado, 75% dos entrevistados colocavam a crise na conta dos governantes. Em fevereiro deste ano, esse número subiu para 87%. Na Grande São Paulo, região que enfrenta problemas no abastecimento de água há mais de um ano, 92,5% dos entrevistados acreditam que os governantes têm muita responsabilidade pela crise - eram 78% na pesquisa anterior...” Trecho do texto retirado do Jornal O Globo
Dissertação Argumentativa – esse texto, a intenção do autor é persuadir o seu leitor e convencê-lo de sua tese (sua ideia central), a partir da boa argumentação, usando por exemplo, fatos e, até mesmo curiosidades sobre o tema desenvolvido.
Ex:
Prevenir ou Remediar
Entre os debates mais intensos que permeiam a sociedade atual, uma questão que não pode ser colocada em segundo plano certamente é a descriminalização do aborto. Os que defendem tal legalidade afirmam que, uma vez aprovada, a lei priorizaria o acesso a métodos seguros de extração, em caso de gravidez indesejada, com a justificativa de se preservar a vida da mãe. Porém, o caminho mais coerente seria incentivar a prevenção, ao invés de