análise dos impactos ambientais da beira mar
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
Centro de Ciências Tecnológicas – CCT
Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária T522- Introdução à Engenharia Ambiental
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NA AVENIDA BEIRA MAR
FORTALEZA, CE - 2012
1. Objetivo Geral
O objetivo do referido trabalho é propor conhecimento um pouco da história da ocupação da Avenida Beira Mar, dos impactos ambientais, do que eles vêm causando e as suas consequências, no caso, são impactos na Avenida Beira Mar. Causados por descuido das partes responsáveis, da população, por algumas pessoas que constroem seus comércios atrás de fins lucrativos. É um trabalho com a proposta, também, de conscientizar uma pouco mais as pessoas, pois com um pouco mais de cuidado alguns desses impactos poderiam ser amenizados ou, até mesmo, ser combatidos.
2. Introdução
2.1 Resumo sobre avaliação do impacto ambiental
“A avaliação de Impacto Ambiental pode ser definida como uma série de procedimentos legais, institucionais e técnico-científicos, com o objetivo de caracterizar e identificar impactos potenciais na instalação futura de um empreendimento, ou seja, prever a magnitude e a importância desses impactos”. (BITAR & ORTEGA, 1998).
Essa avaliação de impacto ambiental de um local é muito importante, pois conforme a população vai crescendo as decisões e a conscientização ambiental deve ser tomada a partir de estudos técnicos sérios e bem fundamentada.
2.2 Histórico da ocupação do litoral de Fortaleza
A Beira mar de Fortaleza foi separada só em 1963. Porém, ela já existia antes dessa data. As famosas e lendárias praias de Iracema e Mucuripe já despertavam o interesse dos fortalezenses antes de 1963. Por isso que essa região já era considerada um símbolo da cidade, certamente a avenida mais importante do ponto de vista turístico da capital.
A praia de Iracema