Fundações
A utilização correta das fundações está diretamente ligada ao estudo prévio do solo, as sondagens são variadas e dependem do porte da construção. A experiência do projetista também influência muito nas escolhas. Quando bem projetadas seus custos não passam de 10% do custo total da obra, valor que pode chegar em torno dos 3 a 5% em terrenos propícios. Todavia, quando mal planejadas ou executadas, seus custos podem mais que dobrar, tornando a obra inviável.
O preço da obra é sempre uma das maiores preocupações das construtoras atuais, e a rapidez de obra torna-se cada dia mais importante nesse fator econômico. Uma fundação pode gerar mais “custos diretos”, no entanto ser construída mais rapidamente, concebendo lucros futuros (terminar a obra antes da concorrência, por exemplo).
Com relação ao projeto final, um bom projeto de fundações necessita de diversos documentos, como o relatório da sondagem, planta de locação dos pilares e cargas, as plantas de fôrmas, e os detalhes das armaduras. E para ser bem feito, todo esse processo deve ser um trabalho conjunto realizado entre a empresa de sondagem, o consultor de solos, o engenheiro de estruturas, o arquiteto, etc.
Tipos:
Classificação
Quanto à transmissão das cargas
Fundações Diretas
-transferem as cargas para camadas de solo capazes de suportá-las, sem deformar-se exageradamente. Transmissão essa, feita através da base do elemento estrutural de fundação, considerando apenas o apoio da peça sobre a camada do solo, sendo desprezada qualquer outra forma de