Fundações
NATAL/RN
Maio/2012
Departamento de Construção Civil (DIACON)
Turma: 3.103.1v
Disciplina: Construção Civil I
Docente: Valtencir Lúcio Gomes
Discente: Juliana Pires Barbosa
INTRODUÇÃO:
O presente relatório aborda um tema muito amplo, e tem como intenção discorrer de forma clara e objetiva sobre as patologias das fundações, tendo como foco de interesse em demonstrar os tipos de fundações, o processo de escolha e a sua execução, além dos problemas recorrentes e as suas respectivas soluções.
Fundação:
É um termo utilizado para nomear as estruturas responsáveis por transmitir o peso das construções ao solo. O tipo de fundação a ser empregada depende basicamente do conhecimento sobre o solo do terreno, assim como o tipo de edificação que será construída e as que estão em seu entorno; e orçamento disposto para a execução do projeto.
Para assegurar o bom funcionamento das fundações, faz-se necessário alguns elementos básicos para o desenvolvimento do projeto. É preciso conhecer bem o local da construção, por isso é importante reconhecer a topografia da área, esse reconhecimento pode ser feito por meio do levantamento topográfico (planialtimétrico), e através da coleta dos dados sobre taludes e encostas no terreno (ou que possam, em caso de acidente, atingir o terreno).
Também é preciso saber as características do solo, e para isso a engenharia conta com a coleta dos dados Geológico-Geotécnicos, através da investigação do subsolo (de preferência em duas etapas: preliminar e complementar). Não menos importantes são os dados sobre a estrutura que será construída (tipo de uso que terá a nova obra, o sistema estrutural, e as cargas que vão agir nas fundações), e os dados sobre as construções vizinhas (tipos de estruturas e fundações, o desempenho das fundações, possíveis conseqüências de escavações e vibrações provocadas pela nova obra). E com os resultados obtidos a partir destes elementos básicos o engenheiro, pode proceder na escolha