ESCOLA PARA INCLUIR OU PARA EXCLUIR?
JOSILEIDE DE PAIVA OLIVEIRA DANTAS
JOZENICE FERNANDA DE PAIVA OLIVEIRA
ESCOLA PARA INCLUIR OU PARA EXCLUIR?
PATU/RN
2014
JOSILEIDE DE PAIVA OLIVEIRA DANTAS
JOZENICE FERNANDA DE PAIVA OLIVEIRA
ESCOLA PARA INCLUIR OU PARA EXCLUIR?
Artigo apresentado à disciplina Sociologia da Educação, do Curso de Mestrado em Formação Educacional Interdisciplinaridade e Subjetividade, da Faculdade Sapiens, tendo como professor Dr. Ronildo Alcântara Pereira.
Patu/RN
2014
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo se propõe a apresentar estudos relacionados à inclusão e exclusão no espaço escolar. Tem como a busca pela compreensão do tema: “Escola para incluir ou para excluir?”. A origem do estudo advém de análises de leis que regulamentam a inclusão escolar, pesquisas bibliográficas de alguns autores como: Cool, Sawaia, Blanco, Martins e Mantoan, assim também, como revistas e documentos que enriquecem o conhecimento de um tema tão discutido e analisado nos dias atuais.
O estudo visa compreender as muitas faces dos conceitos de incluir e excluir, com vistas a repensar as muitas contradições e ainda entender o espaço escolar como um direito de todos. Há uma inquietude por parte dos profissionais quando constatam em suas salas de aula a realidade da diversidade humana. A proposta da educação inclusiva deu um novo aspecto à educação visando um olhar diferenciado as singularidades humanas.
Uma escola inclusiva consiste não apenas em inserir o educando em uma rotina escolar, mas garantir a este uma educação de qualidade assegurando-lhes, todos os direitos que venham a suprir suas necessidades educacionais, sociais e culturais. Dessa forma a escola cumprirá seu papel social na medida em que estabeleça condições de assegurar a educação inclusiva como direito de todos.
No decorrer deste artigo abordaremos estudos que venham a contribuir