Custos Logísticos
Há muitas maneiras de se dizer qual é o conceito de logística, uns dizem que foi desenvolvida nas forças armadas, e vem do francês Logistique, outros dizem que o conceito é a parte da arte da guerra que trata do Planejamento e da realização de projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material (para fins operacionais e administrativos); recrutamento, incorporação, instrução e adestramento, designação, transporte, bem estar, evacuação, hospitalização e desligamento de pessoal; Aquisição ou construção, reparação, manutenção e operação de instalações e acessórios destinados a ajudar o desempenho de qualquer função militar; Contrato ou prestação de serviços.
Se olharmos para o lado empresarial termos as mesmas definições só que com um diferencial, em todas as definições há a alusão para os custos menores, ou, a um custo razoável, preços competitivos, ou ainda, tarifas aceitáveis, ou seja não há nenhuma dúvida de que um dos principais quesitos no que diz respeito à Logística gira em torno de Custos.
As maiores contribuições da Logística para o dia a dia da empresa é o valor agregado aos produtos através do serviço que esta presta ao seu cliente, um exemplo é o prazo reduzido na entrega, mas, saber onde está localizado o produto dentro da sua estrutura de armazenagem, fazer a entrega atendendo ao pedido de maneira rápida e precisa, permitindo uma grande facilidade no momento que o pedido é originado, são os maiores destaques no que diz respeito em nível de serviço. Para que uma empresa se mantenha no mercado é necessário que esteja qualificada em termos de preços e o diferencial que a distingue dos concorrentes é o nível de serviço.
Em suma a Logística como a conhecemos hoje tem a missão de ajudar empresas a melhorar seu nível de serviço reduzindo custos de operações. Sempre que a questão operacional de uma empresa entra em