Custos logísticos
CUSTOS LOGÍSTICOS
INTRODUÇÃO
A logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. É uma atividade que tem origem remota, possui uma visão organizacional, onde está administra os recursos materiais, financeiros e pessoais, onde exista movimento na empresa, gerenciando desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações.
Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals, "Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes" (Carvalho, 2002, p. 31).
Neste artigo, estão sendo chamados de custos logísticos, o que a teoria da contabilidade segrega em custos e despesas. Os custos são gastos relacionados aos sacrifícios ocorridos nos processos produtivos e as despesas, gastos incorridos no esforço de obter receitas.
Os custos logísticos representam um tipo de custo muito significativo dentro das empresas que são identificados nos estoques, inventário, embalagem, fluxo de informações, movimentação, aspectos legais, planejamento operacional, armazenagem e serviço ao cliente, até suprimentos, transportes e planejamento estratégico. O mais importante é o conhecimento do tomador de decisão sobre a informação disponibilizada. É preciso saber o que está sendo considerado no modelo e conhecer suas limitações. São aqueles aplicados nas estruturas e condições necessárias para que a empresa possa guardar seus produtos adequadamente. São aqueles gerados a partir da necessidade de estocar os materiais.
A