A química dos alimentos
Introdução:
Neste trabalho, irei falar da Química dos Alimentos.
A química dos alimentos é um estudo, desde um ponto de vista químico, dos processos e interações existentes entre os componentes biológicos e não biológicos.
Há também os alimentos ‘’puros’’, que são alimentos, não industrializados, alimentos naturais. O alimento natural é aquele alimento que pode ser obtido diretamente na natureza, diferentemente do alimento processado ou sintético, que é produzido ou processado pelo homem(industrializados).
A química de alimentos é o estudo, desde um ponto de vista químico, dos processos e interações existentes entre os componentes biológicos e não biológicos que se dão na cozinha quando se manipulam alimentos.
Os alimentos que ingerimos habitualmente contêm componentes que os seres vivos utilizam para realizarem as funções vitais – nutrientes. O nutriente é, portanto, uma substância ou constituinte alimentar que é absorvido e utilizado pelo organismo para manutenção da vida.
Chamamos nutriente orgânico a uma substância que contêm na sua composição, os seguintes elementos químicos: C (carbono), H (hidrogênio), e O (oxigênio). Os nutrientes minerais não possuem pelo menos, um destes elementos.
Existem dois tipos principais de nutrientes relativamente à quantidade que são necessários no nosso organismo:
*Macro nutrientes: proteínas, glicídios e lipídios (necessários em grande quantidade). *Micro nutrientes: vitaminas e sais minerais (em pequena quantidade). Estima-se que existam quase 1500 substâncias que contenham ou reforcem o gosto e o aroma dos alimentos.
São distribuídas em 3 grupos:
* naturais, obtidas a partir da matéria prima natural;
* as obtidas por síntese ou processo químico;
* mas com estrutura semelhante á natural e as artificiais, de estrutura química não encontrada na natureza.
Um sorvete de limão