A Quimica na producao e conservacao tradicional dos alimentos
A Química E As Técnicas Tradicionais De Produção E Conservação De Alimentos
1.1.Delimitação do Tema e do Local de Trabalho
A pesquisa singir-se-á na avaliação do nível da aplicação do conhecimento químico nas técnicas tradicionais de produção e conservação de alimentos pelas comunidades da localidade de Chiremera no recente distrito de Vanduzi mais concretamente nas comunidade do povoado de Garara e das que vivem nas margens do rio Vanduzi.
2.Enquadramento e Justificativa da Escolha do Tema
A pesquisa enquadra-se nas linhas de pesquisa da Universidade Pedagógica, mais concretamente na linha valorização de produtos naturais, que tem como principal intuito de mostrar a importância da conservação dos alimentos para a preservação da saúde da sociedade; sendo mais focalizado na cadeira de Historia de Química, Educação Ambiental e Saúde Pública.
Sendo a Química uma ciência do dia-a-dia, Justifica se a realização da pesquisa a necessidade de se conhecer o nível e o estágio da aplicação do conhecimento químico pelas comunidades rurais nas suas técnicas de confecção e conservação de alimentos à medida que o seu (rios e floresta) favorece a produção e obtenção de diferentes tipos de alimentos.
3.Problematização e Colocação do Problema da Pesquisa
Na sociedade primitiva e na antiguidade os conhecimentos de química ajudaram o homem a lutar contra a natureza. (CAMUENDO & COCHO, p4.2008)
A Química, assim como outras Ciências, tem papel de destaque no desenvolvimento das
Sociedades, alcançado ao longo de tantos anos. No entanto, ela não se limita às pesquisas de laboratório e a produção industrial. A aplicação dos conhecimentos químicos tem reflexos directos sobre a qualidade de vida das populações e sobre o equilíbrio dos ambientes na Terra. (USBERCO & SALVADOR. p1. 2002). Por exemplo, na sociedade primitiva, o homem aprendeu a usar o fogo na confecção dos alimentos e a transformar a pedra, a madeira e os ossos para utiliza-los como ferramenta no