Conserva ode alimentos com sal e a car pronto
Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas
Disciplina: CCA Princípios de Tecnologia de Alimentos
Docente: Daniele Vasconcelos
Discentes: Alan Cerqueira, Camila Teixeira, Deise Peixoto, Grazielle Rocha, Pedro Henrique, Rodrigo Neiva e Sherle Soares
Conservação com adição de sal e açúcar
Cruz das Almas – Ba, 27 fevereiro de 2015
Os processos de conservação de alimentos são baseados na eliminação total ou parcial dos agentes que alteram os produtos, sejam os de natureza biológica (microrganismos), sejam os de natureza química (enzimas). Consistem na aplicação de alguns princípios físicos ou químicos tais como: uso de altas e baixas temperaturas, eliminação de água, aplicação de aditivos conservantes, armazenamento em atmosfera controlada, uso de certas radiações e filtração. Os diversos processos podem ser aplicados em extremos de escalas de tecnologia e custos, com muito bons resultados (BARUFALDI, R.; OLIVEIRA, M. N., 1998).
As preocupações com a conservação dos alimentos surgiram com a agricultura, quando o homem pré-histórico compreendeu que deveria guardar as sobras de alimentos para o tempo de escassez. Os primeiros métodos de conservação de alimentos incluíam a secagem ou a adição de sal e especiarias para evitar a sua deterioração por micro-organismos.
A conservação de alimentos pelo uso de solutos como o sal, tem como denominação processos convencionais ou tradicionais de preservação. Isso ocorre pelo fato de que esta é uma técnica utilizada ao longo da história da humanidade e que permitiu ao homem armazenar comida para sobreviver ao período de escassez contribuindo com sua evolução.
Na época das grandes navegações, algumas destas técnicas foram fundamentais para a sobrevivência e o sucesso das expedições. Tripulações inteiras morriam por falta de alimentos ou pelo péssimo estado de conservação destes. O aprimoramento e a descoberta de novas técnicas foram fundamentais para que