C lulas
O Sangue do Cordão Umbilical - SCUP
A presença de células-tronco no sangue do cordão umbilical foi uma das principais descobertas da medicina no século XX. As células-tronco do sangue do cordão umbilical são em sua maioria células-tronco hematopoiéticas similares às encontradas medula óssea e que são responsáveis pela geração do sangue. Nos últimos anos o sangue do cordão umbilical vem sendo utilizado em substituição à medula óssea, pois as células do cordão umbilical são células jovens e imaturas, fato que as tornam imunologicamente mais tolerantes, ou seja, menor o risco de rejeição dos transplantes. Outra particularidade é que as células sangue do cordão podem ser criopreservadas por longos períodos para uso futuro. Após anos de estudos e milhares de transplantes realizados ao redor do mundo, estas preciosas células-tronco do sangue do cordão umbilical podem ser utilizadas para o tratamento de mais de uma centena de doenças de origem sanguínea e imunológica. Contudo, novas possibilidades terapêuticas com uso destas células não cessam em aparecer e desta forma, é importante tomar a decisão de armazená-las. O método de coleta do sangue de cordão umbilical é simples e não invasivo, não acarretando nenhum risco para o recém-nascido ou para a mãe.
Tecido do Cordão Umbilical - TEC
O tecido do cordão umbilical é uma fonte riquíssima em células-tronco jovens, as quais podem dar origem a uma infinidade de tipos de células, como por exemplo, células musculares, ósseas, tendíneas e cartilaginosas e podem futuramente serem aplicadas para o tratamento de diversas patologias como, por exemplo, para diabetes, cirrose, infarto do miocárdio, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, lúpus, esclerose múltipla e lesões esportivas.
O CCB em parceria com cientistas consagrados desenvolveram uma tecnologia exclusiva para a produção e armazenamento de células-tronco do tecido do cordão umbilical. Esta tecnologia requer sala limpa e