A C lula
Membrana Plasmática
Consiste de duas camadas de lipídios com várias proteínas incrustadas, contendo e delimitando o espaço interno da célula. A Membrana Plasmática é seletivamente permeável, propriedade que lhe permite controlar a entrada e a saída de substâncias do meio externo para o interior da célula.
Retículo Endoplasmático
As paredes do retículo contém enzimas relacionadas com a síntese de várias substâncias. Pode ter aspecto Liso (REL) ou rugoso (RER), apresentando nesse caso grânulos denominados ribossomos. O REL tem a função de aumentar a superfície interna da célula, fazer intercâmbio entre a célula e o meio, armazenar substâncias e regular a pressão osmótica e a produção de lipídios, principalmente os esteróides. O RER além de executar todas as funções do REL, está associado à síntese de proteínas.
Ribossomos
São pequenas partículas constituídas de RNA e proteínas. Podem estar livres no citoplasma ou agregados às membranas, como a do retículo endoplasmático e a nuclear. Neles são sintetizadas novas proteínas através da união de aminoácidos.
Lisossomos
Originam-se do aparelho de Golgi, e contém enzimas potentes capazes de digerir proteínas, lipídios e certos carboidratos.
Citoplasma ou Citosol
É o líquido existente entre a membrana plasmática e a membrana nuclear, constituído de água, proteínas, sais minerais e açúcar. No seu interior há estruturas vivas - organelas, e partes inertes que são produtos da atividade celular. O citoplasma recebe substâncias do meio externo à célula e do núcleo e é nele que ocorrem reações químicas.
Aparelho de Golgi ou Complexo de Golgi
O Aparelho de Golgi tem como função acumular e concentrar produtos de secreção, sintetizar carboidratos para serem acoplados às proteínas nele armazenadas, eliminar substâncias que vão atuar fora da célula e organizar o acrossomo no espermatozóide.
Centríolos
Ocorrem aos pares e estão relacionados com a divisão celular e com a formação e coordenação de movimentos celulares