"A questão da Qualidade na Educação: Histórico, contexto e perspectivas".
ROSANE PIO BRUNO aluna do Curso MASTER EM GESTÃO ESCOLAR da Universidade Anhembi Morumbi, disciplina Sistema Educacional e Políticas Públicas.
_______________________________________________
Resumo: Em tempos de avaliações padronizadas só resta acreditar que sem uma radical transformação nas Políticas Públicas e no âmago do próprio Sistema de Ensino, há pouca ou nenhuma esperança na melhoria da qualidade do desempenho escolar no Brasil. Para entender as variantes do próprio conceito de qualidade aliado à Educação e, consequentemente o contexto do nosso sistema escolar, é preciso revisitar o passado. O atual cenário educacional é formado por ações que ainda persistem e poderão persistir na Educação do futuro. Mas afinal, o que é qualidade na Educação? Este artigo busca analisar o conceito de qualidade na Educação no contexto brasileiro, seu processo histórico e atual e apontar consequências e posturas que poderão auxiliar na projeção da Educação do futuro.
Palavras-chave: qualidade na educação; política educacional; sistema de ensino; educação e sociedade; história da educação no Brasil. O Brasil ficou na penúltima posição em um índice comparativo de desempenho educacional feito com dados de 40 países. Os dados saíram do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - 2012 (Pisa, na sigla em inglês). Com índices de repetência e abandono da escola entre os mais elevados da América Latina, a educação no Brasil ainda corre para alcançar patamares adequados para um País que demonstra tanto empenho em outras áreas, como na economia e no assistencialismo. Segundo o Relatório de Monitoramento de Educação para Todos de 2010, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a qualidade da educação no Brasil é baixa, principalmente no ensino básico (ANPED, 2011).
A presidente Dilma Rousseff disse que a educação de qualidade é uma de suas prioridades no governo