Resenha Critica de Paro
‘Administração Escolar: Introdução Crítica’ de Paro (2006)
El carácter político y administrativo de las prácticas cotidianas en la escuela pública: apuntes iniciales a partir del libro “Administración Escolar: Introducción Crítica” de Paro (2006)
*Acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR) e bolsista do Programa de Educação Tutorial do curso de Educação Física da UEM (PET/DEF/UEM)
**Acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR) e bolsista do Programa de Educação Tutorial do curso de Educação Física da UEM (PET/DEF/UEM)
**Acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR)
Jeferson Diogo de Andrade Garcia*
Aline Fabiane Barbieri**
Bruno Ferraz Viana*** jefersondiogogarcia@gmail.com (Brasil)
Resumo Neste estudo, nosso objetivo central foi discutir, ainda que de maneira introdutória, o caráter político e administrativo das práticas cotidianas na escola pública, baseando-se no livro de Vitor Henrique Paro (2006), intitulado “Administração Escolar: Introdução Crítica”. Em síntese, este autor visa contribuir para a democratização da escola pública, de forma que esta atue segundo os interesses de seus usuários: os trabalhadores. Entende ainda, que existe a necessidade de integração entre as práticas políticas e as atividades administrativas no interior da escola pública, especialmente, quando se almeja a busca efetiva de objetivos educativos comprometidos com os interesses das camadas trabalhadoras. Unitermos: Escola pública. Administração escolar. Democratização da educação.
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 177, Febrero de 2013.