pedagogia
Andreia Rocha Miranda1
RESUMO
A aquisição do conhecimento inicia com a aprendizagem da escrita e da leitura, um processo que ocorre formalmente em instituições de ensino, mas que se pratica nas relações sociais e no ambiente no qual se vive antes mesmo do acesso à escola. Aprender a ler e escrever requer práticas pedagógicas de ensino e entre elas as mais comuns são a alfabetização (antiga no contexto educacional) e o letramento (método mais recente e revolucionário). O foco de abordagfem deste artigo é o letramento que tem como objetivo identificar as contribuições das práticas pedagógicas de letramento para a construção da qualidade da educação e da aprendizagem do aluno. A metodologia aplicada a este estudo consiste em uma revisão teórica desenvolvida a partir da pesquisa bibliográfica e descritiva permite concluir que as práticas pedagógicas adotadas em sala de aula para letrar educando e proporcionar qualidade à aprendizagem são a produção de texto, a literatura infantil e o trabalho com projetos pedagógicos.
Palavras-chave: Letramento. Práticas pedagógicas. Qualidade. Educação.
1 INTRODUÇÃO
É difícil apontar por onde caminha a qualidade da educação brasileira, no entanto existem trilhas que permitem alcançar este objetivo, como por exemplo, a prática, a metodologia e as técnicas de ensino adotadas pelo professor em sala de aula. A aprendizagem enquanto processo que possibilita a aprendizagem da leitura e da escrita, necessita e dispõe de teorias e metodologias que se aplicam à sua condução. Alfabetização e Letramento são processos que possibilitam a aprendizagem da língua escrita e da leitura.
O trabalho docente pode ser de qualidade e com eficácia quando se utiliza as práticas e técnicas de ensino como instrumento que garantam na aquisição da leitura e da escrita, assegurado direito do aluno a ter uma educação de qualidade e uma