A psicologia da educação: uma disciplina aplicada
CYNTHIA HELENA CHAVES OLIVEIRA
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: UMA DISCIPLINA APLICADA
GRAJAÚ – MA
2015
CYNTHIA HELENA CHAVES OLIVEIRA
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: UMA DISCIPLINA APLICADA
GRAJAÚ – MA
2015
Módulo Didático 1: “A psicologia da educação: uma disciplina aplicada”
SALVADOR, C. C.; OLIVEIRA, C. M. (Org.). A psicologia da educação: uma disciplina aplicada. In: __________ Psicologia da educação. Porto Alegre: Artmed, 1999. p. 12-62.
1. Origem e evolução da psicologia da educação
“A psicologia da educação configurou-se, progressivamente, como resultado de um esforço ininterrupto de aplicação e de utilização dos princípios, das explicações e dos métodos da psicologia científica nas renovadas tentativas de melhorar as práticas educativas em geral, concretamente a educação escolar, e também nas intenções de elaborar explicações adequadas e úteis para o planejamento e o desenvolvimento dessas práticas. Ela tem a sua origem na crença racional e na argumentação de que a educação e o ensino podem melhorar sensivelmente como consequência da utilização correta dos conhecimentos psicológicos.” ( p. 17 ).
“... [...] o desenvolvimento histórico da psicologia da educação manifesta uma tendência clara ao distanciamento progressivo das proposições que querem considerá-la um simples campo de aplicação da psicologia [...]” ( p. 18 ).
A configuração histórica da psicologia da educação
“[...] Até o final do século XIX, aproximadamente, as relações entre psicologia e educação estiveram totalmente mediadas pela filosofia. Por um lado, a psicologia é o componente essencial das visões mais ou menos globais do mundo que a filosofia proporciona; por outro, as propostas educativas normalmente embasam o seu fundamento nos princípios básicos dos grandes sistemas filosóficos.” ( p. 19 ).
A psicologia filosófica e a teoria