A psicologia na edução
CYNTHIA HELENA CHAVES OLIVEIRA
A PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO
GRAJAÚ – MA
2015
CYNTHIA HELENA CHAVES OLIVEIRA
A PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO
GRAJAÚ – MA
2015
Unidade I: “A psicologia na educação”
DAVES, C.; OLIVEIRA, Z. A psicologia na educação. In:_________. Psicologia na educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 19-29.
1. A construção social do sujeito
‘Na Índia, onde os casos de meninos-lobos foram relativamente numerosos, descobriram-se, em 1920, duas crianças, Amala e Kamala, vivendo no meio de uma família de lobos. A primeira tinha um ano e meio e veio a morrer um ano mais tarde. Kamala, de oito anos de idade, viveu até 1929. Não tinham nada de humano, e oseu comportamento era exatamente semelhante àquele dos seus irmãos lobos.’ ( p. 21 ). (LEYMOND, B. Le développernent social de l’enfant et de l’adolescert. Bruxelas: Dessart, 1965. p. 12-14. In: ARRUDA, Maria Lucia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 1986. p. 2).
“... Amala e Kamala, as meninas-lobas da Índia, por terem sido privadas do contato com outras pessoas, não conseguiram se humanizar: não aprenderam a se comunicar através da fala, não foram ensinadas a usar determinados utensílios e instrumentos sociais, não desenvolveram processo de pensamento lógico.” ( p. 22 ).
“O caso de Amala e Kamala representa, no entanto, uma exceção. Em geral, o bebê nasce, cresce, vive e atua em um mundo social. É na interação com outras pessoas que as necessidades do ser humano tendem a ser satisfeitas. [...] É por intermédio do contato humano que a criança adquire a linguagem e passa, por meio dela, a se comunicar com outros seres humanos e a organizar seu pensamento.” ( p. 22 ).
“... É também no convívio social, por meio das atividades práticas realizadas, que se criam as condições para o aparecimento da consciência,