A psicologia da aprendizagem
APRENDIZAGEM
FADIRE
DISCIPLINA: A
PSICOLOGIA DA
APRENDIZAGEM
PROF. ª : ANDRÉA LINS
A APRENDIZAGEM COMO
OBJETO DE ESTUDO
O que você aprendeu hoje no caminho de casa até a faculdade?
Para a psicologia, o conceito aprendizagem não é tão simples assim.
São muitas as questões consideradas importantes pelos teóricos da aprendizagem: Qual o limite da aprendizagem? Qual a participação do aprendiz no processo? Qual a natureza da aprendizagem? Há ou não motivação subjacente ao processo? As respostas a essas questões têm originado controvérsias entre os estudiosos.
TEORIAS DA APRENDIZAGEM
Denomina-se Teoria da Aprendizagem, em Psicologia e em Educação, aos diversos modelos/padrões que visam explicar o processo de aprendizagem pelos indivíduos. Não como a mente humana funciona necessariamente, mas sim como aprendemos algo.
TEORIAS DA APRENDIZAGEM
TEORIAS DA APRENDIZAGEM
TEORIAS DA APRENDIZAGEM
TEORIAS DA APRENDIZAGEM
A TEORIA COGNITIVISTA DA
APRENDIZAGEM
David Ausubel – autor de conceitos básicos dessa teoria.
Cognição – é o processo através do qual o mundo de significados tem origem. À medida que o ser se situa no mundo, estabelece relações de significação, isto é, atribuir significados à realidade em que se encontra.
O Cognitivismo está, pois, preocupado com o processo de compreensão, transformação, armazenamento e utilização das informações. A TEORIA COGNITIVISTA DA
APRENDIZAGEM
O processo de organização das informações e de integração do material à estrutura cognitiva é o que os cognitivistas denominam
Aprendizagem.
a) Aprendizagem mecânica – à aprendizagem de novas informações com pouca ou nenhuma associação com conceitos já existentes na estrutura cognitiva.
b) Aprendizagem significativa – processa-se quando um novo conteúdo (ideias ou informações) relaciona-se com conceitos relevantes, claros e disponíveis na estrutura cognitiva, sendo assim assimilado por ela. (Ponto de ancoragem)
UMA TEORIA DE ENSINO:
BRUNER
O ensino, para Jerome