A prática pedagógica na educação infantil-a algumas reflexões
A Educação infantil vem conquistando seu espaço ao longo dos anos. O processo de aquisição de uma nova identidade para as Instituições de Educação Infantil foi longo e difícil. Durante esse processo surge uma nova concepção de criança, totalmente diferente da visão tradicional. Se por séculos a criança era vista como um ser sem importância, um adulto em miniatura, hoje ela é considerada em todas as suas especificidades, com identidade pessoal e histórica.
E a partir dessa nova visão de criança, o Professor conquista seu papel neste desenvolvimento da Educação Infantil, a sua Identidade, sendo um principal contribuinte, mediador para o desenvolvimento das crianças nesta fase de vida.
É importante pensar que os profissionais da Educação Infantil devem cumprir o seu papel de cuidar e de educar as crianças, contribuindo para que se desenvolvam quanto aos aspectos físico, emocional, afetivo e social e que o papel que desempenham, portanto, nesta fase, é de suma importância na vida das crianças.
A importância do papel do professor, conforme Piaget (2003) discutiu, recai na mediação da relação epistemológica, ou seja, da relação da criança com o conhecimento, assim como na constituição de sua identidade e de sua autonomia. Ao contrário do que se possa imaginar, portanto, a Educação Infantil tem um papel fundamental na constituição da criança como sujeito de saberes, sujeito que pensa e age, sujeito que aprende a conhecer o mundo de forma cada vez mais sistemática, ao apropriar-se de instrumentos para o pensar e para o atuar no mundo, como a curiosidade investigativa, o desenvolvimento da compreensão dos processos simbólicos criados pela cultura e que resultaram na elaboração de códigos, representações, significações, como a própria escrita e sua função social.
Sendo assim, o professor tem um papel fundamental