a prática pedagógica da sala de aula
BENINCÁ, ELLI. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA SALA DE AULA- Princípios e métodos de uma ação dialógica. Passo Fundo. EdUN Passo Fundo, 1978. (série pedagogia)
Fichamento
Conceitos estranhas reflexão
“as idéias a seguir desenvolvidas pretendem abordar, a luz dos ensinamentos de Paulo Freire, a prática pedagógica da sala de aula como uma ação dialógica.”
“Diálogo uma estratégia verdadeiramente favorável para instaurar e dinamizar a ação.”
Pág. 1
“Dialogo na presente abordagem, significa a manifestação reciproca das pessoas através da palavra.”
“No diálogo, as pessoas se anunciam e se revelam, e ele acontece, quando as consciências das pessoas se põem em confronto.”
Pág. 2
“Os homens têm dificuldades em dialogar, primeiramente, porque pensam que conhecem o íntimo do outro, quando, na verdade, apenas se percebem da manifestação superficial dele, ou seja, só conhecem parcialmente o outro.”
“Um segundo obstáculo ao dialogo de que o intimo do ser, que é a própria interioridade dos homens, sempre resiste a revelação.”
Diálogo:
Significa a manifestação reciproca das pessoas através da palavra. Quem pronuncia a palavra pronuncia- se a si mesmo; mostra intimidade; revela o seu interior, isto é, revela o que foi gerado e o que cresce dentro de si. Pronunciar a palavra significa, portanto, tornar visível o invisível, revelar o culto, ou seja, anunciar o mistério. No dialogo, as pessoas se anunciam e se revelam, e ele acontece, quando as consciências das pessoas se põem em confronto.
Pág. 2
Experiências:
“o conhecimento adquirido pelo individuo nas suas relações com o mundo, através de suas percepções e vivencias especificas.”*
* Silva, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler. Pg. 32
É muito importante a prática da dialógica dentro da sala de aula, uma metodologia dinâmica que busca a reflexão e a critica. O que ocorre em muitos casos é a