planejamento
METODOLOGIA DE ENSINO: a articulação necessária
Miriam Celí Pimentel Porto Foresti1
Unesp – Universidade Estadual Paulista
(...) essa nova forma pedagógica de agir exige que se privilegiem a contradição, a dúvida, o questionamento; que se valorizem a diversidade e a divergência; que se interroguem as certezas e as incertezas, despojando os conteúdos de sua forma naturalizada, pronta, imutável (...) deste enfoque, defende-se o caminhar da realidade social, como um todo, para a especificidade teórica da sala de aula e desta para a totalidade social novamente, tornando possível um rico processo de trabalho pedagógico (...) toma-se como marco referencial epistemológico a teoria dialética do conhecimento, tanto para fundamentar a concepção metodológica e o planejamento do ensino-aprendizagem, como a ação docente-discente.
(GASPARIN, 2005, p.3-4)
Introdução
O presente texto nos remete ao estudo das bases teóricas da educação, desenvolvido no Eixo
1, em particular da concepção histórico-crítica, e das relações entre conteúdos de ensino e processos de pensamento, desenvolvido no Eixo 2. Trata-se de uma introdução às questões específicas que permeiam a dimensão pedagógica da prática de ensino do professor universitário, esquematizada abaixo.
1
Professora aposentada da UNESP. Docente voluntária do Instituto de Biociências. UNESP, campus de Botucatu.
Doutora em Educação pela FEUSP. Email: mfforesti@uol.com.br.
2
CONHECIMENTO
A A
A CA
RI TIIC
O ÁT
Á
TE PR
TE
E
DIMENSÃO
PEDAGÓGICA
IA O TRABALHO DE SALA DE AULA
PROJETO DE ENSINO
OG
OL A
A
S
IC
EM TIC
EÚDO
T ÁT
CONT TECN
IS IIDÁ
D
OLO
EP D
GIA
ED
E
OBJETIVOS
S
TOS
NTO
DIMEN
AME
PROCE
NEJ
PLA
PROCESSOS GRUPAIS
CONT
EÚDO
E FOR
MA
PROFESSOR
PROFESSOR
ALUNO
Sabe-se que toda ação pedagógica implica em decisões sobre que conhecimento ensinar, para quem e como fazê-lo. Mas decisões pedagógicas e