Melhoramento Genético - Bovino
INTRODUÇÃO.
O estudo de campo feito pelos alunos é sobre a evolução do melhoramento genético a cerca do tempo para o ponto de corte para o abate da raça, e através do cruzamento das raças se tem o melhor aproveitamento do tempo e maior produtividade.
Em relação a produtividade tem-se uma economia no ganho de tempo de até mais de 50% em relação ao praticado anteriormente sem o uso da genética melhorada. Antes do trabalho genético era em torno de 4(quatro) a 5(cinco) anos para o gado estar em ponto de corte.Nas condições atuais para o manejo do gado para o corte com o aumento e uso da genética o tempo gasto é em torno de 24(vinte e quatro) meses para o ponto de corte.
GENÉTICA X NUTRIÇÃO X MANEJO
os três pontos cardiais do melhoramento genético formam um tripé; genética, nutrição e manejo:
A genética trabalha neste caso para buscar um resultado em que tenha uma raça que seja geneticamente boa . Para isso usa-se pesquisas sobre as características morfológicas do animal para obter um cruzamento com sucesso, chegando assim ao objetivo desejado.
No que tange a rotina alimentar dos bovinos; os animais tem a dieta de acordo com a sua fase de crescimento e especifica para a sua idade, sendo tal dieta diferenciada para os bezerros , animais jovens, animais em lactação e em animais em ponto de corte.
Os produtos para a alquimia dos nutrientes que resultam na ração são advindos de varias formas, quais sejam; o farelo de soja, que é adquirido no mercado; o milho que é produzido na fazenda aonde são feitos os trabalhos e a formulação dos minerais. A mistura dos ingredientes são feitas como já dito supra mencionado acima são de acordo com a idade dos animais e tipo de ganho que se quer objetivar na fazenda ou no plano econômico de tempo, tem isto então a relação de ganho de tempo econômico que visa a maior quantidade de bovinos prontos para o abate em uma menor quantidade de tempo. Tem se com a