A PRÁTICA DOCENTE E O ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO CARTA COM FUNÇÃO SOCIAL
RESUMO: O presente artigo é um relato de experiência docente que busca, através de uma revisão bibliográfica, refletir a respeito do ensino de produção textual de cartas com finalidade social. Analisando os conceitos relacionados às abordagens de ensino de língua portuguesa, tendo como foco principal a habilidade da escrita, destaca a importância da abordagem da produção escrita como prática social, tendo em vista que o momento pedagógico descrito valoriza a atuação social dos estudantes envolvidos, colaborando, assim, para a defesa de um ensino de produção textual como algo vivo, inserido na dinâmica das relações interpessoais, como propõe Bakhtin.
PALAVRAS-CHAVE: produção textual; prática docente; função social, interação.
ABSTRACT: This article is a report of teaching experience seeking, through a literature review, reflect on the teaching of writing letters for social purposes. Analyzing the concepts related to teaching approaches in Portuguese, with the main focus to writing skill, highlights the importance of the approach of the writing as a social practice, given that the time described pedagogical values of social work students involved collaborating thus, for the defense of a teaching of writingas something alive, inserted in the dynamics of interpersonal relationships, as proposed by Bakhtin.
KEYWORDS: textual production; teaching practice, social function, interaction.
1- INTRODUÇÃO
Para aproximar a produção escrita das necessidades enfrentadas no dia a dia, o caminho atual é enfocar o desenvolvimento dos comportamentos leitores e escritores. Em outras palavras, levar o aluno a participar de forma eficiente de atividades da vida social que envolvam ler e escrever. Seguir as orientações de um manual de instrução, contar quem é