Estudos sobre gêneros textuais
Ana Paula da Silva 2
Magna Maria de Jesus Bueno 3
Josilene Santos Souza4
Ana Cláudia da Silva 5
Vagner Pereira de Almeida 6
RESUMO: O presente texto tem como principal objetivo apresentar o estudo acerca da importância dos gêneros textuais na aquisição de uma língua e também a relevância do professor de língua Portuguesa trabalhar com gêneros textuais em suas aulas como método contínuo e bem explorado para que assim haja a efetivação com eficácia do ensino aprendizagem da língua materna pelos seus falantes. A pesquisa é sustentada nas teorias dos PCNs, do autor José Carlos de Azeredo que explanam de forma clara e objetiva o tema em discussão, dessa maneira foi possível realizar tal estudo e explorar as ideias dos referidos estudiosos. Prendeu-se com esse trabalho mostrar aos docentes em geral a riqueza e os benefícios de se trabalhar com os gêneros textuais, pois os mesmo possuem ligação direta com o cotidiano e a realidade dos alunos.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino - Gêneros textuais - Linguagem – Discurso – Método.
Os PCNs de Língua Portuguesa (2001) sugerem a uso dos gêneros textuais como elemento de ensino para a prática de leitura, produção e recomendam o lugar do texto oral e escrito como a materialização de um gênero, e, por isso, defendem os gêneros como ótimos aliados no processo de ensino aprendizagem da Língua Portuguesa. Foi a partir dessa sugestão que o situação de uso e a campo de circulação dos gêneros textuais foram considerados de grande relevância para o ensino da língua, pois até então, fazia-se o estudo dos conteúdo de forma descontextualizada.
Sabe-se que para se aderir um idioma é necessário muito estudo e esforço, e em nosso idioma não é diferente, pois se faz necessário o estudo sistemático de fatores variados.
De acordo com o PCN de Língua Portuguesa, o domínio da língua permite a total participação social do indivíduo, pois é através dela que o homem pode